Pular para o conteúdo principal

Operação da Polícia Federal desarticula esquema na CODEVASF

 Operação visa cumprir mandado de busca e apreensão em São Luís e Barreirinhas e cidades do interior.



Entre os endereços de busca e apreensão alvos da Polícia Federal nesta manhã, autorizado pela 1ª Vara Federal de São Luís no bojo da Operação Odoacro, está uma casa no município de Barreirinhas do empresário Eduardo José Barros Costa, o Eduardo DP, conhecido também como “Imperador”, dono da empreiteira Construservice.

A casa do “Imperador” está localizada no Condomínio Lagoa Azul, no bairro da Mangaba, onde ficam as luxuosas mansões de políticos maranhenses e empresários vendedores de notas fiscais frias a órgãos públicos. O condomínio pertence ao suplente de deputado estadual Marcos Caldas, apelidado de “Play” – presidente estadual do partido PROS.

No local, a mansão mais estonteante é a do senador Weverton Rocha, do PDT. Situada às margens do Rio Preguiças – aliás, com clara invasão às aguas o que configura um escandaloso crime ao meio ambiente – o mega empreendimento, por baixo, está avaliado em mais de R$ 5 milhões.

Ação foi desencadeada em São Luís, Codó, Dom Pedro, Santo Antônio dos Lopes e Barreirinhas, e mira desvios na Codevasf.

Ao cumprir mandados de busca e apreensão no bojo da Operação Odacro, desencadeada nesta quarta-feira, 20, em São Luís e mais quatro municípios do Maranhão, a Polícia Federal apreendeu aproximadamente R$ 1,3 milhão em dinheiro vivo.

Os valores estavam em uma mala e em um cofre de um dos alvos da ação policial. Quantidades consideráveis de jóias, relógios e veículos também foram levados pelos federais.

Um dos alvos da operação é o empreiteiro Eduardo José Barros Costa, o Eduardo DP, ou Imperador – motivo pelo qual a PF batizou a ação com o sobrenome do soldado italiano que capitaneou uma revolta que colocou fim ao Império Romano.

DP, segundo as investigações, figura como sócio oculto de empresas investigadas num esquema de fraudes licitatórias perpetrado na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

“O líder desse grupo criminoso, além de colocar as suas empresas e bens em nome de terceiros, ainda possui contas bancárias vinculadas a CPFs falsos, utilizando-se desse instrumento para perpetrar fraudes e dificultar a atuação dos órgãos de controle”, diz a PF, em nota.

A direção Codevasf no Maranhão informou que se manifestará em nota sobre o caso. A defesa de Eduardo Costa ainda não foi localizada.


 Com informações do portal imaranhao.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INFORMATIVO: BRK Ambiental realiza manutenção no abastecimento de água em bairros de Paço do Lumiar

  O Procedimento será realizado em bairros da região das Mercês que aglomera os condomínios Plaza das Flores I,II,III e IV e casas da localidade. O Procedimento será realizado em bairros da região das Mercês que aglomera os condomínios Plaza das Flores I,II,III e IV e casas da localidade. Segundo a empresa BRK Ambiental ,a prática da manutenção preventiva em bombas de água é essencial para assegurar o desempenho eficaz e confiável desses dispositivos vitais em variados cenários. No entanto, a importância desse procedimento e os passos fundamentais frequentemente não são conhecidos por muitas pessoas. Os sistemas hidráulicos desempenham um papel vital na eficiência de piscinas em diversos ambientes, como residências, escritórios, hospitais, clubes, academias e outros que estão instalados na região. No entanto, o uso contínuo e inadequado das bombas de água pode resultar em problemas que causam desconforto e prejuízos, como vazamentos, ruídos excessivos, odores desagradáveis e até ...

Corpo do Major da PMMA e Chefe da Administração do Gabinete Militar da ALEMA é sepultado em Paço do Lumiar

  Forte comoção de amigos e familiares no enterro do militar de 35 anos. O Major da Polícia militar do Maranhão, de 35 anos, foi sepultado na tarde desta quinta (01) em meio a muita comoção no estado. O velório aconteceu no complexo da academia de Polícia Militar no Calhau. O cortejo seguiu até o Crematório da Pax União em Paço do Lumiar. Familiares, amigos e colegas de trabalho participaram das últimas homenagens.André Felipe era oficial de carreira da Polícia Militar do estado do Maranhão.

Promotor de Justiça tem assento negado por Juíza em sessão na Comarca de Cantanhede

  Tudo começou quando a Juíza de Direito da Comarca de Cantanhede disse que quem mandava era ela ali.acompanhe na página do Instagram do Blog do Aluísio Júnior. CLIQUE AQUI E VEJA PROMOTOR É CONSTRANGIDO EM CANTANHEDE Fiscal da Lei tem tratamento truculento em sessão    No tocante, a Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão – AMPEM se manifestou após o ocorrido. Leia a nota na íntegra: Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão – AMPEM, no exercício de sua missão institucional de defesa das prerrogativas dos membros do Ministério Público e de promoção do respeito mútuo entre os atores do sistema de justiça, vem a público e aos autos manifestar-se em atenção ao episódio ocorrido durante a sessão do Tribunal do Júri na Comarca de Cantanhede/MA, no dia 14 de maio de 2025, envolvendo o Promotor de Justiça Márcio Antônio Alves de Oliveira. Desde o início de sua trajetória, o Dr. Márcio tem demonstrado atuação comprometida com os valores republicanos, ...