Pular para o conteúdo principal

ELEIÇOES 2024: Após pedido do TRE/MA,cidades do Maranhão terão reforço de Forças Federais

Após aprovados, os pedidos são encaminhados ao Ministério da Defesa, órgão responsável pelo planejamento e pela execução das ações. 





Na sessão administrativa do dia 24 de setembro, o plenário do  Tribunal Superior Eleitoral deferiu pedido de força federal feito pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão para atuar em 50 cidades do Maranhão durante a realização do 1º turno das eleições 2024.


O artigo 23, inciso XIV, do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965) estabelece que cabe privativamente ao TSE “requisitar força federal necessária ao cumprimento da lei, de suas próprias decisões ou das decisões dos tribunais regionais que o solicitarem e para garantir a votação e a apuração”. 


Para tanto, os TREs devem encaminhar o pedido indicando as localidades e os motivos que justifiquem a necessidade de reforço na segurança, com a anuência das Secretarias de Segurança dos respectivos estados. 

Após aprovados, os pedidos são encaminhados ao Ministério da Defesa, órgão responsável pelo planejamento e pela execução das ações. As cidades que terão são:



  1. Afonso Cunha; 
  2. Altamira do Maranhão; 
  3. Amarante do Maranhão; 
  4. Araguanã; 
  5. Araioses; 
  6. Arame; 
  7. Bacabal; 
  8. Bacuri; 
  9. Balsas; 
  10. Barra do Corda; 
  11. Bela Vista Maranhão; 
  12. Benedito Leite; 
  13. Bequimão; 
  14. Bom Jardim; 
  15. Buriti Bravo; 
  16. Buriticupu; 
  17. Cachoeira Grande; 
  18. Cândido Mendes; 
  19. Cantanhede; 
  20. Centro Novo do Maranhão; 
  21. Chapadinha; 
  22. Cururupu; 
  23. Dom Pedro; 
  24. Fernando Falcão; 
  25. Formosa da Serra Negra; 
  26. Godofredo Viana; 
  27. Governador Nunes Freire; 
  28. Grajaú; 
  29. Humberto de Campos; 
  30. Itaipava do Grajaú; 
  31. Itapecuru-Mirim; 
  32. Jenipapo dos Vieiras; 
  33. Joselândia;
  34. Maranhãozinho; 
  35. Mata Roma; 
  36. Matões; 
  37. Nova Olinda do Maranhão; 
  38. Pinheiro; 
  39. Presidente Sarney; 
  40. Presidente Vargas; 
  41. Santa Luzia; 
  42. Santa Quitéria do Maranhão; 
  43. São Domingos do Maranhão; 
  44. São João Batista; 
  45. São Mateus do Maranhão; 
  46. Serrano do Maranhão; 
  47. Tuntum; 
  48. Turiaçu; 
  49. Viana; e 
  50. Vitorino Freire. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INFORMATIVO: BRK Ambiental realiza manutenção no abastecimento de água em bairros de Paço do Lumiar

  O Procedimento será realizado em bairros da região das Mercês que aglomera os condomínios Plaza das Flores I,II,III e IV e casas da localidade. O Procedimento será realizado em bairros da região das Mercês que aglomera os condomínios Plaza das Flores I,II,III e IV e casas da localidade. Segundo a empresa BRK Ambiental ,a prática da manutenção preventiva em bombas de água é essencial para assegurar o desempenho eficaz e confiável desses dispositivos vitais em variados cenários. No entanto, a importância desse procedimento e os passos fundamentais frequentemente não são conhecidos por muitas pessoas. Os sistemas hidráulicos desempenham um papel vital na eficiência de piscinas em diversos ambientes, como residências, escritórios, hospitais, clubes, academias e outros que estão instalados na região. No entanto, o uso contínuo e inadequado das bombas de água pode resultar em problemas que causam desconforto e prejuízos, como vazamentos, ruídos excessivos, odores desagradáveis e até ...

Corpo do Major da PMMA e Chefe da Administração do Gabinete Militar da ALEMA é sepultado em Paço do Lumiar

  Forte comoção de amigos e familiares no enterro do militar de 35 anos. O Major da Polícia militar do Maranhão, de 35 anos, foi sepultado na tarde desta quinta (01) em meio a muita comoção no estado. O velório aconteceu no complexo da academia de Polícia Militar no Calhau. O cortejo seguiu até o Crematório da Pax União em Paço do Lumiar. Familiares, amigos e colegas de trabalho participaram das últimas homenagens.André Felipe era oficial de carreira da Polícia Militar do estado do Maranhão.

Promotor de Justiça tem assento negado por Juíza em sessão na Comarca de Cantanhede

  Tudo começou quando a Juíza de Direito da Comarca de Cantanhede disse que quem mandava era ela ali.acompanhe na página do Instagram do Blog do Aluísio Júnior. CLIQUE AQUI E VEJA PROMOTOR É CONSTRANGIDO EM CANTANHEDE Fiscal da Lei tem tratamento truculento em sessão    No tocante, a Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão – AMPEM se manifestou após o ocorrido. Leia a nota na íntegra: Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão – AMPEM, no exercício de sua missão institucional de defesa das prerrogativas dos membros do Ministério Público e de promoção do respeito mútuo entre os atores do sistema de justiça, vem a público e aos autos manifestar-se em atenção ao episódio ocorrido durante a sessão do Tribunal do Júri na Comarca de Cantanhede/MA, no dia 14 de maio de 2025, envolvendo o Promotor de Justiça Márcio Antônio Alves de Oliveira. Desde o início de sua trajetória, o Dr. Márcio tem demonstrado atuação comprometida com os valores republicanos, ...